Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Villa de las Niñas", é uma iniciativa das Irmãs de Maria, instituição dedicada a dar apoio para países em desenvolvimento ao redor do mundo, através de um modelo educativo que se aplica em áreas de extrema pobreza. Este modelo consiste em uma seleção de um grupo de meninas e meninos provenientes de famílias numerosas, as quais possuem qualidades para serem agentes da mudança na área onde vivem. Estas crianças são educadas em instalações com os mais altos padrões de qualidade, tanto em infra estrutura material como em conteudos acadêmicos. Uma vez terminada sua formação, as crianças retornam para as suas famílias com o objetivo de formar os membros desta e assim gerar um efeito multiplicador na área onde vivem. Villa de Las Niñas, em Honduras, se localiza na periferia da capital hondurenha, Tegucigalpa. Se instalou em um prédio com uma grande extensão com a ideia de desenvolver um complexo com equipamento educacional, quadras esportivas e áreas de escape com um entorno natural considerável.
"Se pensou neste projeto como um pequeno vilarejo, onde as crianças além de se formarem, pudessem ter recreação, socializar e levarem uma vida digna..." Como todo pequeno povoado, Villa de Las Niñas desenvolve-se a partir de percursos, os quais percorrem o projeto, culminando nos distintos pontos onde se desenvolvem pequenas praças e, ao redor dessas, se localizam os diferentes edifícios que formam o complexo. Cada um destes pequenos núcleos de edifícios tem um acabamento visual: no caso da ala leste, a casa das irmãs e a capela, a qual se encontra o ponto mais alto do projeto; no lado oeste, uma colina com uma estátua da Virgem Maria.
Os percursos e alamedas que estarão cheias de vegetação, filtrarão a luz e refrescarão aos distintos edifícios. "Honduras possui um clima espetacular, sempre e quando se vive na sombra..." Como consequência, todos os edifícios possuirão condições climáticas ótimas. A vegetação que se integrará ao projeto é formada por várias espécies de árvores frutíferas, com as quais, não somente se conseguirá gerar um paisagismo que enriqueça ao projeto de uma forma visual e climática, mas também dará alimento aos usuários do mesmo.
Como se mencionou anteriormente, os distintos edifícios que formam o complexo se desenvolvem ao redor de espaços que funcionam como praças. se pensou que cada um destes edifícios refletissem o espírito da instituição: construções austeras, essenciais, básicas, mas com caráter e calor humano. Deste maneira todos os edifícios estão desenvolvidos a partir de volumes regulares, sua estrutura exposta na maioria das vezes, mas com pequenos detalhes que caracterizam a cada um destes destaques:
- Ginásio: Estrutura metálica com forro de lâmina, fazendo referência as "champas", pequenas construções informais da área.
- Oficinas: Forro de telha amarela, a qual dá calor para a estrutura de concreto aparente. Ao núcleo deste edifício se atribui o módulo de circulações verticais e uma cobertura leve a qual se projeta para a praça e se integra a partir de uma escadaria na qual as crianças podem sentarem-se para assistirem as diferentes atividades que acontecem. Da mesma forma que nas oficinas se abrem para a paisagem através de um sistema de pórticos automáticos. O acabamento do edifício faz referência a tipologia de uma habitação tradicional,a qual se forra com lâmina fazendo referência as casas precárias da área.
- Edifícios de aulas e dormitórios: Se modificou a estrutura básica para poder desenvolver as aberturas horizontais onde se instalaram as janelas. Além disso se utilizou um forro de telha com variações cromáticas para criar um jogo de cores, sólidos e vazios em toda a fachada.
- Casa das Irmãs, Capela: tratado com mármore tipo zamorano, é o edifício mais importante do complexo, o qual é destacado com esquadrias em forma de cruz no oratório.
"Cada um dos detalhes que se integraram aos edifícios foram pequenos gestos de amor (fazendo relação ao trato das Irmãs com as crianças), os quais humanizam as construções, as dignificam, e as dão qualidade..."
O projeto "Villa de Las Niñas" é um claro testemunho de como a arquitetura pode ser uma ferramenta de mudança para os habitantes de uma zona, de um país. Este complexo foi considerado pelo presidente desta nação como um dos equipamentos educacionais mais importantes e de maior qualidade, entretanto sua importância não se radica na qualidade da construção nem nos detalhes que possam fazer com seja vista como um centro educacional "avançado" para um país como Honduras, mas sim o feito que este projeto é um contentor de mudanças, de realidades.